Galeria de Fotos
quarta-feira, 31 de janeiro de 2024
terça-feira, 30 de janeiro de 2024
segunda-feira, 29 de janeiro de 2024
domingo, 28 de janeiro de 2024
sábado, 27 de janeiro de 2024
sexta-feira, 26 de janeiro de 2024
quinta-feira, 25 de janeiro de 2024
quarta-feira, 24 de janeiro de 2024
terça-feira, 23 de janeiro de 2024
segunda-feira, 22 de janeiro de 2024
domingo, 21 de janeiro de 2024
sábado, 20 de janeiro de 2024
sexta-feira, 19 de janeiro de 2024
quinta-feira, 18 de janeiro de 2024
quarta-feira, 17 de janeiro de 2024
Documentário "Brasília: projeto capital" [2010]
Brasília: projeto capital
Brasília: projeto capital faz um passeio no tempo para contar a história do nascimento de uma cidade. Da festa da inauguração, em noite iluminada por canhões de luz, até a primeira sessão da Câmara em Brasília no dia 21 de abril de 1960. Dois momentos marcantes, próximos no tempo e que completam 50 anos.
Não é por acaso.
Brasília é resultado de muita discussão na Câmara dos Deputados. Desde a primeira constituinte, ainda no Brasil Império, até a constituição de 46, a proposta de interiorizar a capital do Brasil esteve presente. José Bonifácio, o patriarca da independência, pensou até em nomes para a nova capital! Isso em 1823.
Muitos são os personagens que ajudaram na “construção” de Brasília. Os primeiros idealizadores, os responsáveis pelas primeiras expedições, como Varnhagen. Diversos presidentes, deputados e muita discussão ao longo da história. Até chegar o dia em que Juscelino Kubitschek resolve fazer da transferência da capital para o planalto central - a meta-síntese de seu governo. Mas por que JK resolve tirar a ideia do papel?
Quem conta é o imortal Murilo Melo Filho, na época jornalista da Revista Manchete.
Deputados, jornalistas, servidores e artistas que viveram no Rio de Janeiro na época da transferência da capital para Brasília são os personagens dessa história. Os pioneiros também relatam a impressão da chegada em Brasília no início da construção. Poeira, lama, muito trabalho! Enquanto a cidade era construída, duras críticas eram publicadas nos grandes jornais da época. Muitos acreditavam que a obra ficaria inacabada.
A Câmara dos Deputados criou duas comissões para garantir o sucesso da mudança. Uma, para acompanhar as obras de construção da Câmara; a outra, para planejar e executar a transferência dos deputados e servidores. Havia muita resistência à mudança. Deputados e servidores eram convidados a visitar Brasília para ver onde iriam morar e trabalhar.
No plenário do Palácio Tiradentes, onde funcionava a Câmara dos Deputados no Rio de Janeiro, as discussões ficavam mais acaloradas à medida que se aproximava a data da inauguração de Brasília. Todo esse contexto político é retratado pelo documentário Brasília: projeto capital. As críticas do deputado udenista, Carlos Lacerda, as ameaças de CPI para investigar a Novacap e as leis aprovadas na Câmara para garantir a mudança da capital. Entre elas, a que marcava a data da inauguração da nova capital: 21 de abril de 1960.
A história da mudança contada pelas pessoas que participaram dela: o deputado Carlos Murilo, sobrinho de JK; o deputado Nestor Jost, segundo vice- presidente à época; os jornalistas Villas Boas Corrêa, Carlos Chagas; os servidores Sylvio Vianna, Luciano Brandão, Léa Fonseca, Ada Coaracy, Joel Teixeira; Roberto Menescal, Nelson Pereira dos Santos; e os pioneiros Genésio de Oliveira e Kleber Farias.
Direção e Roteiro: Frederico Schmidt - Pesquisa: André Bergamo - Edição e Finalização: Rubens Duarte - Direção de Arte: Márcia Roth - Videografismo: Tiago Keise - Narração: Cláudia Brasil - Produção: Pedro Henrique Sassi e Pedro Caetano Braga Santos - Imagens: André Benigno, Cláudio Adriano da Silva e Múcio Montandon - Fotógrafos: Elton Bomfim e Luiz Alves